As estratégias de SEO são essenciais para seu site aparecer na primeira página do Google, e assim atrair mais pessoas e tornar o seu site ainda melhor! De modo geral, todos os mecanismos de buscas utilizam diversos elementos para poder definir se uma página deve ou não aparecer como resultado para uma pesquisa. Isso é importante para que a experiência do usuário seja sempre positiva.
Afinal, você não usaria o Google novamente caso ele lhe mostrasse somente respostas erradas, não é mesmo?
Bem, se existem elementos que definem a possibilidade de uma página aparecer ou não, isso significa que eles também podem ser melhorados. Aliás, isto é basicamente a natureza do SEO (Search Engine Optimization), pois graças a esse conjunto de técnicas um site pode se tornar mais relevante a aparecer nas primeiras páginas do Google.
O objetivo deste conteúdo é lhe apresentar 7 estratégias de SEO para aparecer nas primeiras páginas do Google. Você poderá começar a aplicá-las imediatamente e o retorno dessas ações irá aparecer ao longo dos próximos meses. Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo este conteúdo!
7 Estratégias de SEO para aparecer nas primeiras páginas do google
1- Crie um conteúdo de altíssima qualidade
Um dos aspecto mais relevantes para o Google é a qualidade do conteúdo que o seu site possui. Imagine que uma pessoa faça uma pesquisa sobre “Estratégias de SEO”: Para que ela chegue até este conteúdo, é fundamental que ele seja capaz de sanar todas as dúvidas da Persona da melhor maneira possível. Desse modo, o Google irá avaliar que o conteúdo é realmente muito bom e pode ser exposto como uma resposta para o questionamento do usuário.
As melhores maneiras de criar um conteúdo de altíssima qualidade são:
- Criar conteúdos usando boas palavras-chave;
- Responder a dúvida do usuário ( é preciso entender a jornada do consumidor);
- Conhecer profundamente as pessoas que acessam o seu site;
- Fazer comparações com os conteúdos que já estão na primeira página;
- Entregar a melhor experiência possível para o usuário.
Vale a pena ressaltar que apenas isso não vai ser o suficiente para te colocar na primeira página. O SEO não envolve apenas um fator, mas sim um extenso conjunto que deve ser continuamente otimizado. Nas próximas estratégias você vai aprender um pouco mais a respeito do que deve fazer para melhorar o seu posicionamento.
2- Faça um bom trabalho de SEO On Page
O SEO On Page diz respeito a tudo aquilo que pode ser feito para que a sua página seja otimizada o máximo possível.
Ao realizá-lo da maneira certa, é natural que o seu site se torne mais relevante para o Google, ao ponto de ele indicá-lo frequentemente como uma resposta.
Entre os principais elementos do SEO On Page, podemos citar:
- Uso de Tag Title;
- Meta Description otimizada;
- Uso de Headlines;
- Configuração de H1, H2 e H3;
- Estrutura do site;
- Velocidade de carregamento;
- Uso de palavras-chave;
- URLs otimizadas;
- Melhora da experiência do usuário;
- Permanência do usuário na página;
- Entre outros.
Ao focar em cada um desses aspectos o seu site se tornará naturalmente mais relevante, ao ponto de melhorar o posicionamento dentro do Google.
3- Faça a otimização de imagens
Caso você não saiba, o Google é totalmente incapaz de ler imagens. Os robôs Spider do Google apenas procuram por textos. Sendo assim, se o seu site possui diversas imagens o Google acaba identificando que ali há um enorme espaço em branco. Na cabeça do buscador, isso não é nada interessante para a experiência do usuário, concorda?
4- Libere o seu Sitemap
O Sitemap é um arquivo que fica presente dentro do seu site, cuja função é deixar claro ao Google e a qualquer outra buscador como é a estrutura do seu site, apontando as suas atualizações, principais páginas do site que precisam ser indexadas e assim por diante.
O formato do Sitemap geralmente é o XML e você pode fazer a sua liberação facilmente. Primeiramente, é preciso comprovar para o Google que você é o dono do site. Isso pode ser feito tanto através do Google WebMasters como através do Google Analytics.
Seja como for, você fará essa confirmação e então poderá adicionar o Sitemap ao seu site. Uma vez que isso seja feito, o seu posicionamento vai melhorar significativamente, pois o Google vai perceber o seu site com mais facilidade.
5- Crie uma hierarquia de links dentro do seu site
Criar uma hierarquia de links dentro do seu site é fundamental para que o Google possa entender qual das páginas é a mais importante. O ideal aqui é sempre pensar para qual página o seu site mais irá apontar e porque esse apontamento será feito.
Ao passo que uma página se coloca no topo de uma hierarquia de links, é natural que ela seja colocada em uma posição de destaque em meio a outras páginas, o que certamente vai ajudar ela a se tornar mais relevante, podendo aparecer nas primeiras páginas do Google.
6- Foque no SEO Off Page
O SEO Off Page diz respeito a todas as otimizações que podem ser feitas fora da sua página. Essas otimizações são bem diferentes das que você estava acostumado a fazer no SEO On Page, pois elas são mais simples, práticas e inteligentes. Veja bem, para começar, o SEO Off Page está principalmente ligado aos links de outros sites para o seu próprio site.
Isso é importante pois, como vários sites estão apontando para você, o Google começa a perceber que o conteúdo que o seu site traz é sim muito relevante, o que naturalmente melhora o seu posicionamento.
Entretanto, isso precisa ser feito da maneira mais profissional possível, pois o Google é capaz de identificar quando esses links estão sendo feitos de forma “falsificada”, se é que assim podemos dizer.
Além disso, é essencial que você busque links cada vez melhores. Ou seja, é preciso fazer com que sites de grande relevância dentro do Google apontem para você.
É como se você estivesse falando com um dos maiores profissionais em uma determinada área e ele lhe indicasse outra pessoa para te ajudar. Você automaticamente confiaria nessa nova pessoa, principalmente pela indicação de alta qualidade e o mesmo acontece no Google.
Para conseguir essas indicações, vale a pena fazer Guest Posts, parcerias e tudo aquilo que for capaz de oferecer valor aos outros sites.
Acredite, seguindo as dicas anteriores e conseguindo uma dúzia de indicações, as chances de que o seu site assuma posições de alto destaque são muito altas.
7- Melhore a experiência do usuário
Conforme foi explicado ao longo de todo esse conteúdo, o Google sempre irá priorizar a melhoria da experiência do seu usuário. Para ele, é muito vantajoso que as pessoas gostem de usar a plataforma, pois essa é a base do negócio.
Quanto maior for a sua preocupação com a melhoria da experiência do usuário, melhores serão os resultados que serão potencialmente gerados.
Essa preocupação com a melhoria da experiência do usuário estão ligados a exclusão de Pop-Ups desnecessários, entrega de maior conteúdo e valor para o leitor, melhorias na performance do site para que ele se torne mais agradável e assim por diante.
Fazer isso é algo relativamente simples, mas acaba sendo também uma jornada sem fim. Você sempre precisará estar atento a possíveis otimizações e melhorias. Lembre-se de que quanto mais valoroso o seu site for para a sua Persona, maior será a sua posição dentro do Google.
Conclusão
Essas estratégias são relativamente simples, pois não implicam em grandes gastos ou algo do tipo. De fato, fazer o básico muito bem feito já é mais do que o suficiente para conseguir uma ótima posição nos mecanismos de buscas. Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, fique a vontade para deixar o seu comentário aqui embaixo. Dessa maneira poderei te ajudar, explicando muito mais sobre o assunto especificamente para o seu caso.
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